Atrair investidores é fundamental para o crescimento do seu negócio. Então, saiba mais como fazer isso de forma eficaz com este artigo que preparamos!
É notório que as startups vem mostrando crescimento no rol dos investimentos. Com o passar do tempo elas se tornaram assunto constante entre as pessoas que gostam do mundo dos negócios. Se você tem uma startup é natural que esteja contente com este movimento.
Contudo, é igualmente natural que você esteja interessado em saber como é possível atrair ainda mais investidores para o seu negócio. Se esta era a sua preocupação, não é mais: neste artigo, os especialistas da Curitiba Angels ensinam 5 passos para atrair investidores para a sua startup. Boa leitura!
1. Tenha claro o modelo de negócios
O primeiro e principal passo para atrair investidores é ter claro o seu modelo de negócios. Você precisa de um produto que irá suprir a dor (termo usado por quem trabalha com startups) do mercado, certo? Este, por sua vez, precisa responder de forma positiva ao seu lançamento, ou seja, demonstrar que necessita do seu produto.
2. Saiba vender a sua empresa
Por ser uma empresa em fase inicial de desenvolvimento, é perfeitamente compreensível que a startup não possua uma trajetória. Então, para atrair investidores, os fundadores precisam passar confiança no momento de apresentar o negócio.
3. Defina como serão alocados os recursos
Antes de apresentar a startup para futuros investidores, os fundadores também precisam ter um plano concreto de alocação de recursos. Mas, o que isso significa?
Significa que dificilmente um investidor vai aplicar valores em uma startup com pouco ou nenhum planejamento financeiro. Tenha claro quanto de recurso você precisa e como os valores serão aplicados. Se possível, faça uma discriminação em detalhes de quanto será aplicado em cada setor e/ou projeto.
4. Aumente as receitas sem ampliar os custos
Para que a startup seja realmente atrativa aos olhos dos novos investidores, é necessário que os fundadores apresentem um plano de aumento de receitas sem que cresçam os custos.
Um exemplo disso é mostrar aos investidores que a startup pode atender 10 clientes com os mesmos custos de atendimento de 5 consumidores. Esse é um fator positivo e mostra potencial de crescimento dos negócios.
5. Tenha uma proposta de valor bem definida
Se você quer mesmo atrair investidores para a sua startup, faça a seguinte pergunta a si mesmo: “O que o investidor deseja?”
O investidor quer aplicar o dinheiro e ter um retorno maior do que foi investido. Por isso, para tornar a startup atrativa, apresente uma proposta de valores bem definida.
Mas atenção: nada de criar valores exorbitantes de retorno apenas para atrair investidores. Faça projeções reais sobre o futuro para que o investidor se sinta seguro.
Quer saber mais sobre investimentos?
Se você quer saber mais sobre investimentos, você está no lugar certo: a Curitiba Angels consiste em um grupo de profissionais com ampla e diversificada experiência no ramo, orientados para a criação de valor econômico de forma ética e responsável. Entre agora mesmo em contato com a nossa equipe para saber mais sobre investimentos!