Conteúdo Informativo

E-Book: Dicas de como organizar um Pitch de sucesso para sua Startup.
28 de novembro de 2022
Geral
Montar um Pitch de sucesso passa por algumas etapas importantes, dos slides aos números. A sua apresentação deve conter o essencial, mas também proporcionar ao investidor uma imagem ampla de como a sua Startup pode ser solução no mercado em que pretende atuar.
O termo Pitch, do inglês “arremesso”, “lance”, foi muito utilizado em Hollywood, nos anos dourados do cinema americano. Os executivos e produtores não tinham tempo para ler um roteiro completo e, a fim de contratar ou decidir por investir ou não em determinado projeto, solicitavam uma brevíssima apresentação, o Pitch.
Daí que o Pitch tornou-se uma estratégia de apresentação rápida e objetiva de um roteiro ou projeto como um todo, era o “arremesso”, o “lance único”, e, portanto, a única oportunidade de convencer ou não da viabilidade e dos atrativos do seu projeto.
O “elevator pitch”, o pitch de elevador, era bastante comum naquela época, consistia em uma forma muito breve de apresentar um resumo de um roteiro/projeto a um investidor/executivo. O roteirista ou produtor iniciante teria de 30 segundos a 1 minuto, às vezes até menos, para chamar a atenção para o seu roteiro ou projeto.
Imagine esse tempo para apresentar o seu projeto? Pois é, ele é curto, mas sabia que ainda é bastante utilizado. Em encontros de empresários é muito comum que você tenha 30 segundos para apresentar a si e à sua empresa. Existem outros tipos de Pitch como o One-sentence pitch, que consiste em uma apresentação em poucas frases, sendo curtas e sucintas, no qual será descrito o nome da empresa, o que ela desenvolve, qual seu mercado alvo, o problema que ela resolve e qual o seu diferencial.
Outro tipo é o pitch deck, mais utilizado na apresentação de projetos de startups. O tempo de apresentação é maior, de 3 a 5 minutos, pode conter slides e a apresentação tem uma interação maior com o público. Esse tipo de pitch é bastante utilizado por grupos de investidores quando querem conhecer uma possibilidade de investimento. Lembra muito o que era feito em Hollywood, quando o executivo ou produtor solicitava uma breve apresentação com o intuito de saber se o roteiro ou projeto eram atrativos como investimento.
Neste e-book falaremos um pouco sobre como montar um bom pitch. O foco será mostrar de que modo você pode fazer um pitch atraente e informativo para a apresentação do seu projeto de startup, para isso falaremos de alguns tópicos importantes para que a sua apresentação seja um sucesso!
Boa Leitura!
BAIXE AGORA. É GRÁTIS!