fechar menu
 

Conteúdo Informativo

Quais os principais desafios das mulheres investidoras?


Quais os principais desafios das mulheres investidoras?

26 de julho de 2022
Empreendedorismo | Geral


Entenda neste conteúdo que preparamos os principais desafios das mulheres investidoras e saiba como superá-los! Faça a leitura deste artigo e aprenda mais!


Este artigo foi criado especialmente para você mulher. Você já pensou em se tornar uma investidora? Uma pequena porcentagem do público feminino considera esta profissão.

Apesar de tímido, o movimento de inserção das mulheres no ramo dos negócios vem crescendo a cada dia. São muitas as mulheres que, atualmente, buscam inserção nos bancos acadêmicos para aprender sobre as ciências exatas. 

Mesmo assim, os desafios das mulheres investidoras ainda são muitos. A seguir, vamos entender quais os principais problemas enfrentados pelo público feminino e formas de superá-los. Continue conosco e boa leitura!

Mulheres no mercado financeiro: números

Você já parou para pensar em quantas mulheres trabalham no mercado financeiro? De acordo com dados divulgados pela B³ sobre perfil de gênero na área, dos cerca de 5 milhões de investidores, 76,3% são homens e apenas 23,7% são mulheres. 

O número de mulheres no mercado financeiro ainda é muito pequeno, contudo é significativamente maior do que há alguns anos quando o público feminino tinha pouca ou quase nenhuma atuação na área. 
Desafios das mulheres investidoras

As mulheres encontram muitos desafios no caminho de construir uma profissão no mercado de investimentos. Vamos conhecer alguns deles:

Perfil conservador

O perfil conservador das mulheres acaba se tornando um problema na hora de investir. Em alguns casos, mesmo tendo interesse no investimento em startups, muitas mulheres não sabem como fazê-lo e acabam solicitando a direção e aprovação de um homem. 

Limitações frente às oportunidades

Outro grande desafio acaba sendo as limitações que as mulheres colocam em si próprias. Para entrar no mundo dos investimentos, é necessário grandes metas. Já dizia Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza: "A gente tem mania de pensar pobre e traçar coisas pequenas. E a pobreza atrai pobreza. Tenha metas ousadas". 

Falta de networking

Em um mundo predominantemente masculino, as mulheres acabam se retraindo na hora de fazer networking. E essa falta de contatos cria muitas barreiras na construção de uma carreira no ramo de investimentos. É preciso que a mulher deixe a timidez de lado, faça contatos e entre de cabeça nos negócios. 

Ausência de apoio

O apoio familiar, principalmente do parceiro, impacta diretamente na força da mulher. Muitas pessoas costumam pensar: "Como vou investir nas minhas ideias se nem a minha própria família confia em mim?"
É preciso mudar este pensamento de uma vez por todas e, mesmo sem apoio da família, buscar o que deseja e o que acredita ser melhor para si.

Combinar tarefas

Conciliar as tarefas acaba sendo um grande desafio das mulheres investidoras. Casa, família, lazer, trabalho... São tantas responsabilidades que muitas mulheres podem se sentir sobrecarregadas. Neste caso, peça ajuda da família ou então contrate alguém para trabalhar com você.

Entre em contato com a Curitiba Angels

A Curitiba Angels é um grupo de profissionais com experiência ampla e diversificada no ramo de investimentos. A equipe tem como objetivo a criação de valor econômico de forma ética e responsável. 

A empresa já soma mais de 300 projetos cadastrados de startups avaliadas, mais de 80 investidores anjo pessoa física e jurídica e milhares de vidas impactadas pelas inovações das empresas investidas. Se você quer saber mais sobre investimentos, entre em contato conosco!

 





  Compartilhe




Assine nossa

newsletter

Receba nossas novidades em primeira mão e mantenha-se atualizado!

SIGA A CURITIBA ANGELS

  • Facebook
  • Linkedin
  • YouTube
  • Instagram

Copyright © Curitiba Angels. Todos os direitos reservados.

voltar ao topo