Você já ouviu falar sobre diluição de startup? Não? Então confira este artigo exclusivo que o time da Curitiba Angels preparou para você!
Se você faz parte do mundo dos investimentos há algum tempo, com certeza já deve ter ouvido falar sobre diluição de startups. À primeira vista, ser diluído ou, então, ter a sua participação diluída pode parecer algo negativo, não é mesmo? Mas calma: nem tudo é o que parece.
A diluição é uma atividade bastante comum no universo dos investimentos e, quando realizada corretamente, pode trazer muitos benefícios aos investidores. Se você quer entender o que significa diluição de startup e como este fator impacta as rodadas de investimentos, continue conosco. Boa leitura!
Diluição de startup: o que é
A diluição de startup acontece quando o percentual de participação de um sócio acaba ficando menor. Isso é bastante comum de ocorrer em empresas em rápido desenvolvimento, como é o caso das startups.
Nesta situação, a empresa tem um aumento rápido do seu capital social e o sócio não consegue ou então não tem a oportunidade de acompanhar tamanho crescimento. Nos casos onde acontece a diluição, a porcentagem do sócio fica menor, porém continua tendo o mesmo valor de antes.
Essas rodadas de investimento servem para que as startups consigam arrecadar ainda mais recursos e, assim, acelerar a sua expansão no mercado.
Diluição negativa de startup
Em alguns casos, depois da diluição da startup, a participação do sócio acaba desvalorizando. Mesmo que muitos não gostem, principalmente o sócio que perdeu valor investido, essa diluição negativa também representa um aspecto importante na trilha de crescimento da startup.
Por que ocorre a diluição de startup?
A startup é uma empresa com grande potencial de crescimento, certo? E para que esta empresa chegue ao topo, é preciso muitas rodadas de investimento. Quando alguém resolve investir em uma startup, esse indivíduo recebe uma participação, também chamada de equity.
No início, 100% das ações da startup pertenciam aos sócios fundadores. Como estes precisam de dinheiro para investir no negócio, as ações são vendidas para investidores. Para que isso aconteça, os sócios precisam diluir a sua participação.
Depois de diversas rodadas de investimento, a participação inicial de um investidor pode ter sido diluída muitas vezes. Logo, se no começo ele tinha uma participação, por exemplo, de 20%, agora ele pode possuir apenas 3 ou 4%. Contudo, a porcentagem atual pode valer até mais do que a inicial.
Diluição de startup: processo natural para crescimento
Apesar de muitas pessoas entenderem o verbo diluir como algo negativo, onde o que se tem sofre uma diminuição, ele deve ser encarado como realmente é: algo que está se dissolvendo para ser incorporado a outra coisa.
Ou seja, o sócio fundador não está perdendo capital. A sua porcentagem está diminuindo para que outras pessoas possam investir na startup e ela atinja todo o seu potencial de crescimento.
Se você quer saber mais sobre diluição de startups e outros tipos de investimentos, entre em contato com a Curitiba Angels!